Projeto Social e Interdisciplinar de Educacão Pelo Esporte

sexta-feira, 12 de março de 2010

Missão

       Este projeto visa aperfeiçoar e disseminar uma prática de educação pelo esporte, comprovando o trabalho desenvolvido com as crianças e adolescentes. Além da disciplina, o Jiu jitsu ajuda a criança a desenvolver o convivio em grupo e a coordenação motora, tendo em vista a complexidade dos golpes e movimentos.
       Cinco pontos são fundamentais para o desempenho e evolução da criança nesta arte marcial: o interesse, a atenção, o convivio em grupo, a coordenação motora e a execução de movimentos. Se a criança reunir estas características, ela tem grandes chances de virar uma grande atleta.
       Este Projeto pretende trazer importantes contribuições para o seu desenvolvimento, principalmente através de eventos esportivos envolvendo a familia dos alunos e a comunidade. Cabe ainda enfatizar a possibilidade real que o Jiu jitsu tem de incluir socialmente todos os tipos de pessoas, bem como portadores de necessidades incluindo-os em um cenário educacional e não só esportivo. As crianças terão acesso á uma iniciação esportiva que propicia qualidade de vida, inserção no mundo do trabalho e ação comunitária, com possibilidade de detecção e seleção de talentos desportivos.
       Muito praticado por adultos, chegou a vez das crianças e adolescentes aprenderem esta arte, através deste Projeto.


"O esporte é um elemento cultural diferenciado, com grande abrangência e dependências, é componente da cultura universal que alia a saúde à alegria, que serve tanto à Educação como ao lazer. Sua prática tem tal apelo que cria um verdadeiro espírito esportivo".  Fábio Ferreira


     O esporte é essencial para uma melhor qualidade de vida assim como o conhecimento faz diferença no mundo em que vivemos, o movimento está em nossas vidas como uma necessidade vital do ser humano para as crianças e adolescentes. O esporte proporciona momentos riscos em sua aprendizagem. Ao praticar um esporte expressamos sentimentos, crenças, valores enfim nosso modo de sentir e perceber o mundo.

     Os esportes coletivos e/ou individuais auxiliam na formação de conceitos básicos de cidadania como os aspectos afetivos, sociais, cognitivos, culturais e biológicos do ser humano, contribuindo para o questionamento de situações e problemas.

     A pratica desportiva poderá auxiliar não apenas na apresentação e execução técnica do esporte, mas na construção de uma convivência harmoniosa e respeitosa em grupo social, familiar, etc. Os conflitos existentes no grupo sempre estarão sendo expressos, é nestes momentos que se fará necessário o trabalho na busca de soluções dos conflitos do grupo com o grupo, é muito importante que crianças e adolescentes pratiquem algum esporte para sua formação.

     É a partir de uma visão aprofundada do esporte e sua influência no cotidiano das crianças e adolescentes que consideramos necessário buscar as determinantes desta prática em seu comportamento social futuro, não deixando de salientar as formas pelas quais a prática de atividades esportivas concorre para a aquisição de valores essenciais como a solidariedade, a fraternidade, a lealdade,o respeito, a disciplina, o espírito esportivo e outros valores fundamentais para a formação do caráter de um cidadão.

                                                                              Por Joyce Amanajas e Erick Almeida